ENVIO STANDARD GRATUITO PARA ENCOMENDAS ACIMA DE 90 €!🚚
ENVIO STANDARD GRATUITO PARA ENCOMENDAS ACIMA DE 90 €!🚚
outubro 09, 2023 6 min ler
Todas nós já tivemos aquele momento de parar o coração quando uma cliente nos envia uma mensagem no dia seguinte à aplicação das pestanas e diz 'Tive uma reação alérgica!' seguido por uma série de fotos de seus olhos inchados, vermelhos e com coceira!
Mas qual é a diferença entre reações alérgicas e queimaduras químicas? O que pode ser feito para combatê-las e quem tem maior probabilidade de experimentá-las?
Primeiramente, deveríamos falar um pouco sobre o que nossas clientes realmente são alérgicas, e, não são as pestanas! Não é algo inovador ou alucinante de se dizer - já se passaram ANOS desde que as extensões de pestanas começaram a ser feitas de uma fibra hipoalergênica chamada PBT e não - como os nomes costumam sugerir - seda, vison ou caxemira. Esses são nomes simplesmente para destacar que há uma aparência diferente no acabamento dos pestanas (brilhante, fosco, plano, etc. )
O culpado mais comum de reações alérgicas e queimaduras químicas é a cola de pestanas fio a fio. Mais especificamente, cianoacrilato. Você saberá tão bem quanto qualquer pessoa que o cianoacrilato é o ingrediente principal de qualquer cola de pestanas - é o que faz a cola para extensões de pestanas fio a fio grudar, basicamente. Também é um produto químico muito forte, por isso pode causar irritação em algumas circunstâncias.
Como você diferencia um do outro? Simplificando, as queimaduras químicas ocorrem dentro do olho - você notará vermelhidão no globo ocular, pois ficarão injetadas de sangue, enquanto as reações alérgicas ocorrem na parte externa do olho - farão com que as pálpebras inchem e fiquem desconfortáveis.
Resumindo, qualquer um! Uma queimadura química é resultado direto da abertura dos olhos durante o tratamento. Alguns exemplos de por que isso pode acontecer são se a sua cliente se levantar para verificar o telefone no meio do tratamento; se seus olhos estão piscando porque são viciados em cafeína (não somos todos?) ou porque são tagarelas; se você estava apoiando o tapa-olho com a pinça de isolamento com muita força e empurrando a pálpebra inferior para baixo (isso é feito facilmente); ou porque têm olhos bulbosos que não fecham completamente.
Há pouco que pode ser feito e nenhuma solução rápida para isso. A vermelhidão irá diminuir dentro de alguns dias e muitas vezes parece pior do que realmente parece. Ficará dolorido e seco, portanto, encaminhar sua cliente ao farmacêutico é uma boa ideia se ela estiver preocupada ou sentir um pouco de desconforto. Lembre-se que como não somos médicos, nunca devemos recomendar nenhum medicamento à nossa cliente – nem mesmo colírio!
Sim! Apenas certifique-se de que seus olhos estejam fechados. Lembre-se de que se a queimadura química ocorrer toda vez que sua cliente estiver fazendo as pestanas, ela poderá ficar mais sujeita a reações alérgicas. É por isso que é tão importante evitar queimaduras químicas!
Novamente, todas. Na verdade, é mais provável que a sua cliente de 5 anos que nunca reagiu lhe envie este texto do que a pessoa que veio até você pela primeira vez na semana passada e que nunca tinha feito extensões de pestanas antes.
Você pode estar pensando 'O quê?! POR QUE?!' isso ocorre porque uma alergia a produtos químicos é acumulativa, é o resultado de o corpo desenvolver uma reação ao longo do tempo e eventualmente dizer 'Eu não gosto disso!'. É exatamente por esse motivo que, se estivermos fazendo pestanas de noiva para QUALQUER UMA, fazemos isso pelo menos uma semana antes do casamento e preenchemos se for necessário - sem conjuntos completos no dia anterior. Você pode imaginar o quão horrível isso seria?
Isso não quer dizer que TODAS terão uma reação, ou que novas clientes não terão - algumas de nós simplesmente temos. É simplesmente uma alergia desenvolvida que pode acontecer a qualquer momento ou estar presente durante toda a nossa vida. Por exemplo, se alguém é alérgico a bananas, também pode tornar-se alérgico a tomates, kiwis, látex e cogumelos – sabia que todos estes partilham uma enzima semelhante, por isso é comum ser alérgico a todos estes se for alérgico a um?!
À medida que as pessoas envelhecem, a gravidade das suas alergias pode mudar. Algumas alergias diminuirão com o tempo, enquanto outras podem piorar. Nossas células se regeneram completamente a cada poucos anos, então não é incomum que as respostas do nosso corpo aos estímulos mudem.
Bem, não muito para ser honesto. Se forem alérgicas, reagirão. Mesmo que uma cliente faça uma pausa na extensão de pestanas, você usa uma cola para pestanas fio a fio de secagem mais lenta (secagem mais lenta = menos cianoacrilato), você usa uma cola de pestanas de secagem mais rápida (cola mais rápida equivale a mais cianoacrilato, sim, mas também significa menos exposição aos vapores da cola durante um período prolongado de tempo) ou você usa Superbonder (ele cura a cola instantaneamente após o tratamento, portanto, novamente, menos exposição aos vapores), elas ainda podem reagir. É muito difícil prever SE e QUANDO elas reagirão, mas o fato é que, uma vez que elas tenham reagido, você não deve fornecer mais nenhum tratamento, pois isso só pode piorar a reação.
Mas espere! Eu fiz um teste de contacto nelas!
Ótimo! No entanto, os teste de contacto nunca são 100% precisos. Ao realizar o teste, você está aplicando extensões de pestanas por olho, mas neste caso está usando muito menos cola para pestanas fio a fio do que usaria em um conjunto completo. Você cobre de 10 a 20 pestanas individuais durante um teste de contacto, em comparação com 80 a 150 durante um conjunto completo, e isso é uma enorme diferença na exposição aos vapores da cola para pestanas! Além disso, como uma reação alérgica é uma alergia desenvolvida, eles podem ficar perfeitamente bem após um teste de contato e depois de algumas consultas, mas um dia reagem repentina e imprevisivelmente.
Aconselhe-os a visitar um médico ou farmacêutico o mais rápido possível para ver se conseguem algum medicamento para diminuir a reação, mas informe-os de que, se precisarem remover as extensões de pestanas , elas PRECISAM voltar até você para removê-las com segurança. Se precisar tirar as pestanas, opte pelo removedor em creme , pois é mais fácil de colocar em um local específico do que removedor em gel e não será executado. Se a reação for muito forte e os olhos estiverem extremamente inchados, é melhor que o cliente primeiro acalme os sintomas tomando o remédio que lhe foi prescrito pelo médico e depois vá até você para fazer a remoção. Por que? Simplesmente porque se os olhos estiverem muito inchados, poderão cobrir as extensões de pestanas, o que tornará a remoção extremamente difícil de realizar e poderá agregar desconforto a uma cliente já sofrida.
É melhor não fazer isso. Já consideramos que esse tipo de reação é acumulativa, o que significa que cada reação subsequente provavelmente será pior, e não será dramática, mas se o corpo se tornar superalérgico a alguma coisa, ele pode entrar em anafilaxia como resultado - isso é DEFINITIVAMENTE não é o que qualquer um de nós deseja! Além disso, a maioria das seguradoras não irá cobrir você nesta situação, pois você estará realizando um tratamento, estando ciente de uma contraindicação ao tratamento.
Se a sua cliente está inflexível em ter extensões de pestanas fio a fio novamente, dê a ela uma pausa de pelo menos 6 meses nas pestanas e depois tente meia série de pestanas. Tenha cuidado, porque é muito arriscado! E lembre-se que mesmo uma pausa não garante que a reação alérgica não ocorrerá.
Esperamos que isso ajude a esclarecer alguma confusão que pode existir em torno de queimaduras químicas e reações alérgicas - elas acontecem com todas nós, mas nunca são agradáveis de lidar!
Se houver algum tópico sobre o qual gostarias de receber formação, não hesites em enviar uma mensagem! Segue-nos no Instagram da London Lash Portugal para ficares a par das últimas promoções, lançamentos e muito mais!
Inscreve-te para receber as novidades sobre promoções, lançamentos e muito mais…