Seja novata no negócio das pestanas ou uma técnica de pestanas experiente, deve ter ouvido ou feito esta pergunta específica: “Qual é a melhor cola de pestanas?”.
Já fiz e já me fizeram. Quando não estava ciente de quão importante é conhecer todas as coisas que são responsáveis pela boa retenção (é isso que procuramos, certo?), estava sempre de olho em novos produtos, pensando que a melhor cola de pestanas ainda estava por vir. Mas como na vida em geral, tudo o que precisas agora, já está aqui para ti - o mesmo acontece ao encontrar a melhor cola para extensões de pestanas fio a fio.
Confusa? Vamos mergulhar na busca pelo certo - a cola ideal que te manterá a ti e às tuas clientes felizes e satisfeitas.
Vou ser honesta - a verdade é que não há uma única cola ‘melhor’ para extensões de pestanas fio a fio. Todas as colas são fortes e capazes de durar 5+ semanas nas pestanas. Ainda mais confusa? Ótimo! Isso significa que estás a considerar todas as palavras! O que é exatamente o que deves fazer ao procurar a cola de pestanas perfeito para trabalhar. Deves considerar tudo o que afeta a retenção das extensões de pestanas fio a fio.
Claro que deves prestar atenção a tudo acima se quiseres alcançar uma retenção incrível, mas primeiro vamos discutir a temperatura e a humidade do teu ambiente de trabalho.
Todas as colas de pestanas contêm quantidades variadas dos mesmos ingredientes: cianoacrilato, estabilizadores e pigmento preto (se a cola for preta). O cianoacrilato é o ingrediente responsável por criar uma ligação rápida, enquanto os estabilizadores estão lá para reforçar esta ligação, tornando-a forte e duradoura. Quanto mais cianoacrilato presente na cola, menos estabilizadores contém. Isso significa que colas com mais cianoacrilato secam mais rapidamente. É mesmo assim tão simples, e aplica-se a todas as colas de pestanas, independentemente da marca. Então, o que exatamente as torna diferentes umas das outras?
É como reagem ao ambiente! Para curar, o cianoacrilato precisa de humidade, que atrai do ambiente e das pestanas da cliente.
Se a humidade na tua sala for alta, a cola das tuas extensões de pestanas secará rapidamente, mas se o nível de humidade for baixo, a cola de pestanas secará lentamente.
Nota que, quando falamos de nível de humidade, estamos a referir-nos especificamente à humidade que está no teu espaço de trabalho, não àquela que o teu smartphone te está a mostrar para o clima lá fora - investe num higrómetro digital para leituras precisas de temperatura e humidade para garantires que estás a obter o melhor da tua cola de pestanas!
Pronta para salpicar umas gotas de água nas pestanas da cliente para fazer a cola funcionar mais rápido? Não tão rápido! Se adicionares demasiada humidade, a cola de pestanas irá polimerizar por choque, tornando a ligação com as pestanas frágil e fácil de quebrar. Como sabes que tiveste polimerização por choque? A cola ficará branca nas pestanas! Talvez já tenhas visto isto antes se os olhos de uma cliente estiverem a lacrimejar? Leia mais sobre polimerização da cola de pestanas aq.
Agora, imagina alguém a comprar uma cola de secagem rápida para pestanas e a usá-la numa sala de beleza com 60% ou até mais de humidade - esta cola para extensões de pestanas já rápida secará ainda mais rápido - aproximadamente um segundo completo mais rápido! Se esta pessoa for uma técnica de pestanas experiente, isso pode não ser um problema. Mas se tiver menos experiência, então esta situação provavelmente trará uma má retenção e queixas.
Isto acontece porque a velocidade do seu trabalho simplesmente não está em sintonia com a velocidade da cola nesse nível de humidade.
Então, como é que a temperatura ambiente afeta a retenção de pestanas? Uma temperatura mais alta significa um tempo de secagem mais rápido? Na verdade, o cianoacrilato não gosta de temperaturas altas - a 80 graus Celsius, perde metade da sua força. Já tiveste uma cliente que voltou com quase nenhuma pestana e, após uma pequena investigação, descobriste que ela usa regularmente a sauna, participa em aulas de spinning ou joga squash aos fins de semana? Aí tens a tua resposta - a cola está a reagir ao seu ambiente, mesmo depois de curada!
A maioria das colas de extensões de pestanas funciona melhor dentro de uma faixa de 45 - 55% de humidade e 20 - 22 graus Celsius. Como em todas as coisas na vida, há sempre exceções à regra! Felizmente, algumas colas de pestanas têm uma faixa de trabalho mais ampla, o que é muito conveniente se tiveres problemas em controlar as condições no teu espaço de trabalho, por exemplo, se estiveres a trabalhar num salão de cabeleireiro. A nossa cola Flexie para extensões de pestanas é uma solução perfeita! Como o nome sugere, esta cola de pestanas é muito flexível quando se trata de condições de trabalho. Funciona em níveis de humidade que variam de 40% a 70% e entre 18 e 22 graus Celsius, formando uma ligação elástica que descobri ser um verdadeiro salva-vidas com clientes que vão a hot yoga algumas vezes por semana! Se preferires trabalhar mais lentamente, a Lady Bond será a tua melhor amiga, e se fores muito rápida (tipo, SUPER rápida), a Royal Bond será uma mudança de jogo!
E se as tuas condições forem perfeitas para a cola, mas mesmo assim estiveres a ter problemas de retenção? Bem, pode estar a secar muito rápido. Já alguma vez passaste por um conjunto de pestanas e viste as extensões simplesmente a saltarem? Isso acontece porque a cola começa a curar antes de poder formar uma ligação forte entre a extensão e a pestana natural. Se tiveres problemas com uma cola, procura um tempo de secagem mais lento - isso dará tempo para colocar e corrigir a extensão sem sacrificar o tempo de retenção. Se quiseres saber mais sobre a melhor cola de pestanas para si, leia este artigo.
Espero que agora possas entender por que não há realmente apenas uma melhor cola de pestanas, e por que podemos fazer mais perguntas quando nos perguntas qual é a melhor cola para extensões de pestanas. Ao escolheres a tua cola de pestanas, deves considerar as condições do ambiente de trabalho e também o quão experiente és como técnica de pestanas, em vez de procurares a cola mais forte e rápida.
Escrito pela Blogger Convidada, Formadora LLP na Eslovénia Nives Špehar.