COMO CONQUISTAR MAIS CLIENTES PARA O TEU SALÃO DE PESTANAS

Vamos assumir que és uma técnica de pestanas recém-formada, já preparada e pronta para começar a trabalhar com clientes reais e pagantes. É provável que nos primeiros meses tenhas trabalhado com amigas próximas e membros da família enquanto praticavas técnicas de aplicação e estilos diferentes, especialmente durante a realização dos estudos para o teu curso de formação em diferentes tipos de extensões de pestanas. Chegará o momento em que terás de começar a receber clientes regulares. Então, como conseguir mais clientes como técnica de pestanas?

BOCA A BOCA

Esta é, sem dúvida, a base de qualquer negócio e pode fazer a diferença entre clientes que chegam aos poucos ou em grandes números! Se tens feito pestanas às tuas amigas e familiares enquanto praticavas, é bastante provável que não lhes tenhas cobrado ou que tenhas cobrado um valor muito pequeno. O melhor que eles podem fazer por ti é recomendar os teus serviços de extensões de pestanas a outras pessoas que conheçam, pois isso pode resultar em mais algumas marcações!

Embora isso possa realmente ajudar a lançar o teu negócio, não é exatamente um método infalível para crescimento, então, o que mais podes fazer?

REDES SOCIAIS

A principal coisa que precisas considerar para atrair clientes e preencher o teu calendário de marcações é que estamos numa era em que as redes sociais são uma das maiores formas de as pessoas descobrirem novos produtos e serviços que desejam experimentar. Manter as tuas contas de redes sociais atualizadas com ótimas fotos, vídeos e informações permitirá que as clientes vejam o que tens para oferecer e, com sorte, as incentivará, pelo menos, a entrar em contacto para se informarem sobre a marcação de uma consulta.

Instagram da London Lash Portugal

RESPONDA A MENSAGENS

Pode parecer óbvio, mas deixar uma mensagem sem resposta por muito tempo fará a diferença entre marcar uma cliente e perder completamente o interesse dela. Embora possa parecer vago e simples à superfície, responder eficazmente a mensagens é fundamental e depende de dois fatores principais - o quão rapidamente respondes e quão significativa é a resposta.

Uma coisa que podes fazer é configurar uma resposta automática, para que as clientes recebam uma mensagem imediatamente informando que entrarás em contacto assim que possível. Nessa resposta, informa-os do prazo em que podem esperar uma resposta tua, para gerir realmente as suas expetativas.

Vale sempre a pena reservar tempo durante o teu dia para responder a mensagens, e não estamos a falar de responder durante a pausa para o almoço - o tempo de descanso é importante! Por exemplo, reserva meia hora de manhã e depois alguns intervalos de 15 minutos para responder a mensagens ao longo do teu dia de trabalho. Deste modo, manténs-te em cima das mensagens e as clientes não têm de esperar muito tempo por uma resposta tua.

DICA! Se estás a utilizar o Facebook e/ou o Instagram, certifica-te de verificar os pedidos de mensagem, pois as mensagens podem ser facilmente perdidas aí!

Por último, quando se trata de responder a mensagens, certifica-te de responder apenas durante o horário de trabalho. É realmente importante ter limites no que diz respeito ao teu tempo pessoal, por isso, certifica-te de que tens um horário para responder às clientes.

CONSIGA AVALIAÇÕES

Esta dica anda de mãos dadas com a do "boca a boca" e pode absolutamente complementar a secção das redes sociais também. Avaliações excelentes são os melhores impulsionadores para as pessoas decidirem que és tu quem precisam de marcar, por isso é importante ter pelo menos um local onde as clientes possam deixar avaliações sobre ti. O Facebook é bastante user-friendly na criação de um perfil de negócios e é um local onde as clientes podem deixar avaliações. Há uns anos, eles trocaram o seu sistema de classificação de 5 estrelas por um modelo de "recomendação", onde as clientes podem dizer que te recomendariam. Elas podem escrever as razões pelas quais o fariam, então ainda recebes muitos feedbacks adoráveis dessa forma.

Outra opção é colocar o teu negócio no Google Business. Novamente, é bastante user-friendly e vale MUITO a pena fazer. Podes informar sobre os teus horários de funcionamento, o que ofereces e como te encontrar, bem como oferecer a oportunidade de te deixarem avaliações. As avaliações no Google são realmente importantes para as clientes verem como te estás a sair, por isso vale a pena configurar isso.

Mais uma opção - e nós entendemos que esta é muito provavelmente um projeto mais a longo prazo do que as outras opções - é ter um site onde as clientes possam ver o teu portfólio, marcar uma consulta e deixar uma avaliação tudo num só lugar. Esta é uma ótima maneira de manter tudo junto e será uma ótima coisa para ter em algum momento, mas há um certo nível de manutenção que vem com ter um site com que não tens de te preocupar com os outros métodos detalhados acima.

OFERTAS INTRODUTÓRIAS

Quando se trata de atrair novas clientes, uma maneira realmente boa de cativar alguém que não está muito certo sobre marcar contigo é ter uma oferta introdutória em vigor. 

Que tipo de oferta tens fica ao teu critério e à tua própria imaginação, mas aqui estão algumas ideias se estiveres a ter dificuldade em criar a melhor oferta:

  • Um desconto no tratamento é óbvio, para realmente ires além e garantires que reagendam contigo, vale a pena ter um acordo que inclua também a marcação do retoque. Algo como 25% de desconto ao marcar um conjunto completo de pestanas e uma marcação de retoque. Mais uma vez, os detalhes são para ti e para a tua imaginação decidirem.
  • Tem um desconto mais pesado para o teu primeiro mês ou dois de abertura. Tem cuidado para não te desvalorizares e certamente deixa claro que este é um preço introdutório para que ninguém fique chocado quando os teus preços voltarem ao que devem ser.
  • Os descontos por referência são sempre uma boa ideia, pois realmente facilitam o método de passagem de palavra para atrair novos clientes. A melhor forma de abordar isto é oferecer um benefício aos clientes existentes e à pessoa que referem. Pode ser um simples desconto (10€ de desconto para cada um quando referires um amigo) ou pode ser um presente gratuito, por exemplo.
  • Oferece um presente gratuito se marcarem contigo no teu primeiro mês. Isto é um pouco mais arriscado do que as outras opções porque pode ser bastante fácil consumir mais os teus lucros desta forma, mas se oferecesses um kit de cuidados após a marcação de um conjunto de pestanas, poderias ver um retorno nesse investimento quando se esgotar, e depois precisarem de comprar um kit de ti no futuro.

Atrair uma base de clientes não é fácil, mas isso não significa que tenha de ser muito difícil! Um pouco de criatividade e atenção aos detalhes pode fazer uma enorme diferença na ocupação do teu diário de marcações nos primeiros meses!