TUDO O QUE PRECISAS DE SABER SOBRE O TESTE DE ALERGIA PARA EXTENSÕES DE PESTANAS FIO A FIO 

Como Técnica de Pestanas, o teste de alergia é algo que deves dominar, pois aprendeste sobre isso no teu curso de extensões de pestanas fio a fio. No entanto, se estiveres a sentir-te um pouco enferrujada ou quiseres um pouco mais de orientação sobre por que, quando e como deves realizar um teste de alergia nas tuas clientes de pestanas, estamos aqui para te ajudar!

O QUE É UM TESTE DE ALERGIA PARA EXTENSÕES DE PESTANAS?

Um teste de alergia é uma forma de os Técnicos de Pestanas verificarem se a tua cliente é alérgica a algum dos produtos para extensão de pestanas fio a fio que pretendes utilizar durante o seu tratamento de beleza. Ao usar uma pequena quantidade de produto numa área específica e depois esperar entre 24 a 48 horas, após esse tempo, geralmente consegues saber se a tua cliente teve alguma reação.

imagem de mãos com luva em ambiente de laboratório fazendo teste de alergia em antebraço

COMO FAZER UM TESTE DE ALERGIA PARA EXTENSÕES DE PESTANAS FIO A FIO?

Num salão de cabeleireiro, uma nova cliente que tenha marcado para pintar o cabelo normalmente será obrigada a fazer um teste de alergia primeiro, o que envolve o cabeleireiro aplicar uma pequena quantidade de tinta de cabelo na pele da cliente. Desta forma, o cabeleireiro pode ver se a parafenilenodiamina na tinta de cabelo causou alguma reação na pele após um período específico de tempo ter passado.

Quando se trata de um teste de alergia para extensões de pestanas, os Técnicos de Pestanas estão na verdade a testar a cola para extensões de pestanas em vez das próprias extensões de pestanas individuais. Geralmente é o cianoacrilato na cola de pestanas que pode causar problemas, como irritar os olhos de algumas clientes ou até mesmo causar uma reação alérgica.

Realizar um teste de alergia para cola de extensões de pestanas fio a fio pode ser um pouco mais complicado do que o teste de alergia com tintura de cabelo. Não é simplesmente uma questão de aplicar um pouco de cola de extensão de pestanas na pele da tua cliente, pois NUNCA deves aplicar cola de pestanas na pele, uma vez que o cianoacrilato é um irritante conhecido que pode causar dor e desconforto!

gift de processo de extensão de pestanas fio a fio

Um dos métodos de teste de alergia mais eficazes para extensões de pestanas é aplicar extensões de pestanas individuais em até 10 pestanas naturais em cada um dos olhos da tua cliente. Deves também aproveitar esta oportunidade para realizar testes de alergia para quaisquer outros produtos de pestanas que normalmente uses durante o processo de aplicação de pestanas - incluindo os teus produtos de pré-tratamento.

O teste de alergia deve ser realizado pelo menos 24 a 48 horas antes do tratamento de pestanas. Lembra-te, só precisas de realizar um teste de alergia em novas clientes, por isso, embora possa parecer muito esforço, não deves precisar de o repetir na mesma cliente (a menos que mudes completamente os teus produtos!).

imagem de olho durante o processo de extensão de pestanas fio a fio

QUANTO TEMPO DEMORA UM TESTE DE ALERGIA PARA EXTENSÕES DE PESTANAS?

O teste em si não deve demorar mais do que 30 a 45 minutos - recomendamos que realizes uma consulta antes de iniciar o processo de teste de alergia. Como mencionado anteriormente, isto inclui preparar as pestanas naturais da tua cliente como farias normalmente antes do tratamento e depois aplicar algumas extensões de pestanas através da linha das pestanas delas - não te preocupes, isto não parecerá estranho se te certificares de usar extensões de pestanas muito finas que tenham um comprimento e curvatura semelhantes às pestanas naturais da tua cliente. Ao fazer isto, consegues determinar como a tua cliente reage aos produtos que pretendes usar.

imagem de olho vermelho de alergia

O QUE ACONTECE APÓS UM TESTE DE ALERGIA PARA EXTENSÕES DE PESTANAS?

Algo crucial a lembrar é que os testes de alergia não podem ser considerados 100% precisos - infelizmente, eles podem nem sempre fornecer uma resposta conclusiva.

No entanto, se a tua cliente não mostrar nenhum dos sinais habituais de sensibilidade aos produtos que usaste, estás livre para avançar com a aplicação das extensões de pestanas fio a fio. Nos casos em que a tua cliente teve uma reação aos produtos, deves estar disponível para remover as extensões de pestanas de forma segura e eficaz, garantindo remover todos os vestígios da cola de pestanas, pois esta é a culpada mais provável!

Mais importante ainda, se a tua cliente teve uma reação extrema aos produtos, deves incentivá-la a procurar aconselhamento médico.

imagem de homem e mulher em consulta médica dentro do consultório médico

PRECISAS DE FAZER UM TESTE DE ALERGIA SEMPRE?

As novas clientes podem estar curiosas sobre com que frequência precisam de fazer testes de alergia. Sejamos honestos, podem ser considerados bastante incómodos!

Felizmente, podes tranquilizar as tuas clientes de que só precisas de realizar um teste de alergia antes delas terem a primeira marcação para extensões de pestanas contigo! Infelizmente, não há garantia de que não desenvolvam uma reação aos produtos mais tarde, mas desde que realizes um teste de alergia antes do primeiro tratamento delas, estás a tomar as precauções necessárias! 

Claro, deves também verificar as diretrizes do teu segurador para garantir que estás coberta. Alguns seguradores nem sequer exigem que realizes um teste de alergia para cola de pestanas, no entanto, muitos o farão.

imagem de duas mulheres durante consulta de tratamento de pestanas fio a fio

SE NÃO É PRECISO, PORQUE PRECISAS DE FAZER UM TESTE DE ALERGIA AFINAL?

É sempre uma boa ideia verificar com o teu fornecedor de seguros se eles exigem que realizes testes de alergia ou não, mas geralmente falando, os dias em que um fornecedor de seguros exigia que realizasses testes de alergia já lá vão, uma vez que agora eles te remetem para o teu fornecedor.

No final, os testes de alergia são essencialmente da responsabilidade de cada proprietário de negócio individual - se não impuseres testes de alergia, o mais importante que podes fazer é informar as tuas clientes sobre todos os riscos associados às extensões de pestanas e oferecer-lhes um teste para que possam tomar uma decisão informada. Se o fizeres, vale a pena que elas anotem isso no seu cartão de consulta, apenas por precaução!